BLOG EVO!

Tecnologia, Transporte de Veículos e Car Delivery!

Transporte de Veículos


transporte-cegonha-ou-plataforma-qual-o-melhor-para-o-seu-carro

Transporte Cegonha Ou Plataforma: Qual O Melhor Para O Seu Carro?

Um serve para longas distâncias, já o outro para trajetos mais curtos. Mas não é só isso! Clique no artigo e entenda melhor sobre transporte cegonha e plataforma.

Enviado por EVO! Tecnologia em 09 de maio


O transporte de veículos é coisa séria. Por isso, se você comprou um carro em outra região ou está se mudando, a melhor forma de levar esse bem consigo é contando com o suporte de uma empresa especializada e confiável. Mas, nesses casos, será que é melhor investir no transporte cegonha ou plataforma?  

Neste texto serão explicadas quais as diferenças entre eles e qual o tipo mais adequado para fazer esse deslocamento!

 

Diferenças entre o transporte cegonha e plataforma

 

Antes de decidir entre o transporte cegonha ou plataforma, é preciso entender como é cada tipo de caminhão. Depois de obter as informações, você saberá qual deles é o melhor para transportar o seu carro.


Transporte cegonha 

O cegonha é uma carreta especializada no transporte de carros e comumente pode levar dez (ou mais) deles em seu compartimento. É comum que esse tipo de carregamento seja utilizado por montadoras para fazer o translado da nova frota de um ponto A para um ponto B. 

Porém, existem transportadoras de veículos especializadas que oferecem espaços compartilhados no transporte cegonha, e a EVO! ajuda você a chegar até elas. Nesses casos, a empresa disponibiliza “vagas” no caminhão para proprietários que desejam levar seus veículos para uma determinada localidade. Quando os espaços se esgotam, é hora de seguir viagem.

É importante lembrar que quando utilizado o cegonha, é necessário levar o veículo até a base operacional da transportadora onde ele será embarcado, já que esses tipo de caminhão não recolhe o veículo.

Ele é ideal para viagens mais longas por utilizar rotas mais tranquilas e possui valor mais acessível, já que donos de outros veículos também ajudam a custear a viagem.


Transporte plataforma

Se você está acostumado a andar pela cidade ou pela estrada, é certo que já cruzou com este modelo de veículo. O caminhão plataforma — também conhecido como caminhão guincho — normalmente faz o transporte individual de carros de passeio. 

Ele também é muito usado em situações de auto socorro e é responsável por levar máquinas e outras cargas pesadas.  

Este caminhão é indicado para viagens mais curtas, mas é uma ótima opção caso seja necessário fazer o transporte do seu veículo em um prazo mais apertado. Isso porque não é necessário aguardar o preenchimento de outras vagas para iniciar a viagem. 

Assim como no caso anterior, a EVO! também é sua parceira na busca por empresas sérias que possam fazer esse transporte.

Tenha em mente que por carregar apenas um carro, o serviço é custeado apenas pelo dono daquele automóvel que está sendo transportado.

 

Qual o melhor para seu carro: transporte cegonha ou plataforma?

 
A resposta para essa pergunta é: depende da situação. Mas o ideal mesmo é que a empresa de transporte especializada conte com ambas as opções.

Isso porque cada tipo de transporte se adequa melhor a um caso específico, assim como possui suas vantagens e desvantagens. 

Por exemplo, se você deseja levar seu veículo por uma distância que não seja tão longa e se preocupa com a exclusividade do serviço que será prestado, o transporte plataforma é o mais indicado.

Já se você deseja levar seu carro para uma localidade longe do seu ponto inicial, o transporte cegonha se adapta melhor por ser mais econômico e mais seguro, já que normalmente utiliza rastreadores para definir rotas mais tranquilas e rápidas. 

Além disso, existe ainda uma terceira opção, que é a de optar por quem oferece uma mescla dos dois serviços. 

Isso funciona da seguinte maneira: o caminhão plataforma é responsável por fazer a coleta do seu carro na sua casa ou escritório e, a seguir, o leva até a sede da empresa de transporte; de lá, ele é carregado no cegonha e parte para o destino final. Ao chegar na localidade necessária, o guincho é responsável por levar o veículo até o endereço combinado. Esse serviço é muito conhecido como transporte porta a porta.

Aqui na EVO!, somos especializados em soluções para deslocamento de veículos e, por isso, nossas opções de transportadoras contam com esse “serviço duplo”. 

 

O que avaliar na hora de contratar o transporte cegonha e plataforma?

 

Para responder essa pergunta é necessário observar alguns fatores. Todos eles servem tanto para o transporte cegonha quanto para o plataforma. 

O primeiro ponto que você precisa avaliar está ligado às certificações da transportadora. Para atuar no ramo, é preciso que ela esteja em dia com as normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Outro fator que merece destaque está relacionado à segurança. Para isso, converse com a organização, verifique se os motoristas são experientes no transporte desse tipo de carga, qual a rota utilizada, se possuem rastreamento do caminhão, etc.

A terceira questão a ser considerada são as vistorias de coleta e de entrega. Ao realizar esses procedimentos, a transportadora especializada se coloca como responsável pelo cuidado e atenção ao seu carro, desde o momento em que você o entrega até quando ele é devolvido. É raro que aconteçam avarias durante o transporte, mas esse processo demonstra a seriedade da empresa com o seu patrimônio. 

É preciso estar atento, também, se a transportadora possui frota própria. Isso porque muitas contratam motoristas somente para fazer o deslocamento do carro. Nesses casos, a segurança do transporte é menor e costumam acontecer mais atrasos, já que a empresa não possui controle sobre a rota do caminhão. 

Escolher qual a melhor opção de carregamento para o seu automóvel é muito mais simples quando você sabe os pontos que precisa ficar atento, não é mesmo? E o processo se torna ainda melhor quando tem uma transportadora que atua com segurança para te ajudar nisso!

Conte com a EVO! para se conectar com transportadoras de todo o país e escolher o formato ideal para sua necessidade. Contrate, pague e acompanhe o trajeto do seu carro por meio de um sistema fácil e 100% seguro. Descubra como funciona a plataforma de transportes de veículos da EVO