BLOG EVO!

Tecnologia, Transporte de Veículos e Car Delivery!

Transporte de Veículos


Transporte de veículos: Vai mudar de cidade? Veja como funciona!

Transporte De Veículos: Vai Mudar De Cidade? Veja Como Funciona!

Está de mudança e não sabe o que fazer com o seu carro? Veja como funciona o serviço profissional de transporte de veículos!

Enviado por EVO! Tecnologia em 02 de maio


Está prestes a mudar de cidade e não sabe o que fazer com o seu carro? Há quem pense em conduzir o automóvel por conta própria até o novo destino, mas essa opção pode ser muito cansativa e até perigosa para quem não tem experiência na estrada. O mais indicado é optar pelo serviço de transporte de veículos para levar o automóvel ao novo destino.

Ainda que você seja um excelente motorista, dirigir até outra cidade ou estado pode gerar um desgaste desnecessário no seu veículo, além de exigir um grande esforço de quem estará ao volante (sem contar as malas que você terá que arrumar depois!).

Por isso, neste artigo, você entenderá como funciona para transportar o seu veículo!

O que é o serviço de transporte de veículos?

O transporte de veículos é um serviço dedicado a pessoas e empresas que necessitam locomover um automóvel ou frota. Para isso, pode ser utilizado um caminhão cegonha ou plataforma.

Você pode estar se perguntando se o seu veículo pode ser levado em um transporte comum de mudança — também conhecido como caminhão baú — e a resposta é não. Segundo o código de trânsito e as leis impostas a empresas de mudança e transportadoras, essa é uma prática proibida.

E a escolha de qual caminhão será utilizado não é aleatória, ela depende de fatores como distância, prazo de entrega, disponibilidade de outros transportes para o mesmo percurso, entre outros.

Além disso, o dono do carro ou moto deve se certificar de que o meio de transporte da empresa contratada possui plataformas específicas e certificadas para este tipo de serviço.

Veja como funciona o transporte de veículos!

O serviço de locomover um veículo de um local x para um destino z pode ser dividido em três etapas. São elas:

1.Coleta

Nesta primeira etapa, o veículo é levado do seu local de origem até alguma das bases operacionais da transportadora, que costumam ficar situadas em pontos estratégicos do país para promover maior comodidade e eficiência logística.

Esse transporte inicial pode ser realizado por um caminhão guincho/plataforma ou pelo próprio dono do veículo — dirigindo até o local. Nesta fase, também é realizada a vistoria de coleta, processo no qual são avaliadas as condições do carro e acessórios.

O procedimento é feito para dar mais segurança ao proprietário do automóvel pois, caso haja algum problema durante o transporte que danifique o produto (o que é muitíssimo raro de ocorrer com transportadoras de confiança!), ele será ressarcido de modo que seu veículo retorne a condição original.

2.Transferência

Agora, chegou o momento do veículo embarcar! Ele pode ser endereçado em um caminhão cegonha em conjunto com outros que farão rotas próximas. Esse tipo de caminhão é o mais adequado para deslocamentos de longa distância.

Em seguida, o automóvel viajará até chegar a uma nova base operacional mais próxima do seu destino final.

3.Entrega

Por fim, após ser despachado na base operacional da cidade de destino, o veículo será mais uma vez transportado até o endereço final do cliente por um caminhão guincho/plataforma, ou, se desejado, pode ser conduzido pelo proprietário.

Nesta etapa final também é realizada uma vistoria de entrega, para avaliar as condições do carro e acessórios. Assim é possível certificar a integridade do automóvel.

E aí, viu como é simples fazer o deslocamento profissional do seu veículo? Aproveite e veja também como escolher uma transportadora de veículos de forma segura!